Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

XVI Parada Livre de Porto Alegre

XVI Parada Livre de Porto Alegre

Com o tema “Liberdade e Prazer – Goze desses direitos”, aconteceu nesse domingo 25/11 a XVI Parada Livre de Porto Alegre! 
A Parada Livre é organizada por um coletivo de grupos do movimento social LGBT: Igualdade RS – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, LBL-RS Liga Brasileira de Lésbicas – RS, Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual, SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, SAJU/UFRGS – G8 Generalizando – Grupo 
de Direitos da Mulher e de Gênero e aconteceu no Parque Farroupilha (o popular Parque da Redenção!).
A partir das 14 horas os participantes, transeuntes e curiosos puderam conferir diversas atrações no palco principal, apresentadas por Gloria Crystal e a engraçadíssima Dandara Rangel, sempre se superando no seu humor. O dia se fez iluminado e um bocado quente, o que não estragou a festa, apenas encheu as sombras da Redenção. Calcula-se um número aproximado entre 40 e 50 mil participantes, o que sempre me deixa muito contente, afinal cada vez parecemos MENOS uma minoria. Acho que aparecendo mais, saindo dos armários e lutando por nossos direitos as pessoas começam a se acostumar com o que realmente somos, ou seja, pessoas normais, em vez de se apegarem a rótulos e estereótipos estigmatizados. Muita música, muita gente bonita, muitas drag queens com performances boas e sendo disputadas para fotos.
O que me chamou atenção positivamente foi ver muitos cadeirantes e muitas famílias. Pais e mães com seus filhos e filhas, levando eles lá para participar, para ver que não tem nada demais, que são apenas “gente como eles”. Esse pequeno amadurecimento, essa pequena mostra de “mentes abertas” me deixa muito feliz. É disso que precisamos cada vez mais.
A tradicional marcha da parada foi muito legal, e ocorreu juntamente com a VI Marcha Lésbica, com centenas de pessoas olhando, e eu, nesse momento, pude exercer, junto do meu namorado, minha parte “militante na causa”, afinal de contas a parada não é só festa e sim “luta por direitos”, então carregamos cartazes e tenho certeza de muitas pessoas leram. Levamos frases de efeito como “Não nos VEJA como eles querem e sim como somos” (em repúdio a entrevista recente e podre da revista Veja) e “Nosso amor não machuca ninguém, seu ódio sim...Homofobia Mata” (para enfatizar uma coisa que é óbvia, que amor é amor, não prejudica ninguém, é lindo em todas suas formas). A parte mais gratificante disso é ver pessoas lendo e fazendo “certinho”, balançando a cabeça concordando!
Enfim, foi um momento de festa, de luta, e espero que com a instituição do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado da Bahia (sim, basta os casais homossexuais levaram os documentos necessários em qualquer cartório da Bahia e poderão se casar!!!) o Brasil dê cada vez mais passos a frente nesse sentido garantindo os direitos de seus cidadãos.

By Fábio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário